Valorização das experiências educacionais em tempos de COVID-19 uma oportunidade de inovar; case students da Universidad Técnica Nacional Sede Guanacaste

Conteúdo do artigo principal

Jorge Luis Loáiciga Gutiérrez
Carlos Luis Chanto Espinoza

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da mudança metodológica do processo de ensino-aprendizagem, do modo presencial ao remoto, com a ajuda das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como resultado do Covid-19, sobre os estudantes da Universidade Técnica Nacional (UTN). O trabalho foi desenvolvido de acordo com uma abordagem mista, descritiva e interpretativa. A amostra consistiu de 117 estudantes da UTN baseados na província de Guanacaste, Costa Rica. Os resultados revelam oportunidades de melhoria em um ponto convergente como a conectividade e o acesso a dispositivos adequados para contemplar uma modalidade remota com o uso de ferramentas digitais em condições de igualdade. Conclui-se que a pesquisa permite caracterizar a situação institucional e são insumos para a tomada de decisões.

Detalhes do artigo

Como Citar
Valorização das experiências educacionais em tempos de COVID-19 uma oportunidade de inovar; case students da Universidad Técnica Nacional Sede Guanacaste. (2021). Yulök Revista De Innovación Académica, 4(2). https://doi.org/10.47633/yulk.v4i2.285 (Original work published 2020)
Seção
Estudio de caso

Como Citar

Valorização das experiências educacionais em tempos de COVID-19 uma oportunidade de inovar; case students da Universidad Técnica Nacional Sede Guanacaste. (2021). Yulök Revista De Innovación Académica, 4(2). https://doi.org/10.47633/yulk.v4i2.285 (Original work published 2020)

Referências

Amcham (10 de abril de 2019). ODS N°4: Garantizar una educación inclusiva, equitativa y de calidad y promover oportunidades de aprendizaje durante toda la vida para todos. Amcham Costa Rica. https://www.amcham.cr/objetivo-n4-garantizar-una-educacion-inclusiva-equitativa-y-de-calidad-y-promover-oportunidades-de-aprendizaje-durante-toda-la-vida-para-todos/

Aguilar Ródenas, C. (2020). Educación, género y coronavirus. Revista con la A, 69, 1-5. http://repositori.uji.es/xmlui/bitstream/handle/10234/188634/70197.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Barrera Rea, V. F., y Guapi Mullo, A. (2018). La importancia del uso de las plataformas virtuales en la educación superior. Atlante Cuadernos de Educación y Desarrollo, julio. https://www.eumed.net/rev/atlante/2018/07/plataformas-virtuales-educacion.html

Contreras-Hernández, N. M. M. (2020). El reto del Covid-19 para la Educación en México. Revista Buen Gobierno, 6. https://doi.org/10.35247/buengob_29_06

Delgado, J., García, C., Guaicha, K., y Prado, M. (2020). La Webquest como herramienta didáctica para potenciar el pensamiento crítico en la formación de estudiantes universitarios. Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0, 9(1), 49-55. https://doi.org/10.37843/rted.v9i1.96

García-Pérez, Ángela, y Mendía, Rafael (2015). Acompañamiento Educativo: El rol del educador en Aprendizaje y Servicio Solidario. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 19(1),42-58. [fecha de Consulta 3 de Noviembre de 2020]. ISSN: 1138-414X. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=567/56738729004

GEM, I. (2020, marzo 26). ¿Cómo están abordando los países los desafíos del Covid-19 en materia de educación? Una instantánea de las políticas aplicadas. Blog de la Educación Mundial. https://educacionmundialblog.wordpress.com/2020/03/26/como-estan-abordando-los-paises-los-desafios-del-covid-19-en-materia-de-educacion-una-instantanea-de-las-politicas-aplicadas/

Guaman-Chávez, R. (2020). El Docente en Tiempo de Cuarentena. Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0, 8(2), 21-27, DOI: https://doi.org/10.37843/rted.v8i2.154

Hueso, L. C. (2020). La enseñanza digital en serio y el derecho a la educación en tiempos del coronavirus. Revista de Educación y Derecho., 0(21), Article 21. https://revistes.ub.edu/index.php/RED/article/view/31213

Iglesia-Villasol, M. C. (2019). Huellas de los estudiantes en las plataformas virtuales. Aplicación para evaluar una metodología de aprendizaje activo.: Footprints of students on virtual platforms. Application to evaluate an active learning methodology. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 22, 173-191. https://doi.org/10.6018/reifop.371341

Sandoval, C. H. (2020). La Educación en Tiempo del Covid-19 Herramientas TIC: El Nuevo Rol Docente en el Fortalecimiento del Proceso Enseñanza Aprendizaje de las Prácticas Educativa Innovadoras. Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0, 9(2), 24-31. https://doi.org/10.37843/rted.v9i2.138

UNESCO. (2020). Apoyar a los docentes en los esfuerzos para facilitar la vuelta a la escuela Orientaciones para los responsables de la formulación de políticas. Educación 2030. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373479_spa

UNESCO. (16 de marzo de 2020). ¿Cómo estás aprendiendo durante la pandemia de COVID-19?. UNESCO. https://es.unesco.org/covid19/educationresponse

Zeballos, M. (2020). Acompañamiento Pedagógico Digital para Docentes. Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0, 9(2), 192-203. https://doi.org/10.37843/rted.v9i2.164

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >>