Incorporação de tecnologias de aprendizagem e conhecimento como ferramenta didática em oficinas disruptivas para o ensino de redação e ortografia para alunos do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47633/arje.v6i2.649

Palavras-chave:

Oficina Didática, Escrita, Ortografia, Tecnologia, Sistematização

Resumo

A sistematização de experiências didáticas permite a compreensão teórica de uma atividade prática desenvolvida no processo de ensino e aprendizagem, de modo que, por meio da análise, compreensão e aprimoramento da experiência realizada, seja possível reproduzir essas experiências que respondam de forma contextualizada às necessidades dos alunos e de seu ambiente. A presente sistematização corresponde à implementação de cinco oficinas de ensino de escrita e ortografia para alunos do ensino fundamental, nas quais foram revisados os seguintes conteúdos: uso de letras maiúsculas, acentuação, substantivos, conectores e concordância. Os workshops contaram com a participação de alunos da sexta série da educação básica geral. As oficinas foram desenvolvidas com o uso de tecnologias de aprendizagem e conhecimento, a partir das quais o ensino dos conteúdos mencionados foi colocado em prática de forma criativa e inovadora. A experiência foi desenvolvida de acordo com os recursos materiais e tecnológicos de que a instituição dispunha, de modo que se deve ressaltar que foi necessário um diagnóstico da instituição, dos alunos e do corpo docente antes da implementação desse tipo de oficina, para que as atividades respondessem à realidade educacional e ao seu ambiente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Aguilar, A., Martínez, G., Bejarano, J., Madrigal, L. & Garro, M. (2018). La ortografía en el aula de educación primaria: estrategias didácticas para mejorarla. https://www.kerwa.ucr.ac.cr/handle/10669/77200

Arias, F. (2012). El Proyecto de Investigación: Introducción a la metodología científica. Episteme. https://bit.ly/2CrPJty

Baltodano, M., Chaves, U., Rojas, G., Castro, E., Masís, M., Hutchinson, S., Carvajal, V., Sánchez, G., Rojas, F., Murillo, S., Cubillo, K., Vargas, J., Campos, K., Rizo, C. y Murillo, Y. (2017). Prácticas didácticas mediadas con TIC por los docentes de la Educación General Básica de catorce regiones educativas de Costa Rica. https://www.mep.go.cr/sites/default/files/practicas_didacticasTIC.pdf

Bermejo, J., & Duerto Riva, R. (2018). Metodologías innovadoras para la enseñanza de la ortografía en educación primaria: ortografía ideovisual. https://zaguan.unizar.es/record/76816/files/TAZ-TFG-2018-3021.pdf

Carbol, M. y Severin, E. (2010). TICs en educación: una innovación disruptiva. Aportes, (2), 1-8. https://publications.iadb.org/publications/spanish/document/TICS-en-Educaci%C3%B3n-Una-Innovaci%C3%B3n-Disruptiva.pdf

Carriquí, L. (2015). La ortografía en el aula de educación primaria: propuesta didáctica. http://tauja.ujaen.es/bitstream/10953.1/2072/1/Carriqu_Palma_Laura_TFG_EducacinPrimaria.pdf.pdf

Chaves, A. (2002). Los procesos iniciales de lecto-escritura en el nivel de educación inicial. Revista Electrónica Actualidades Investigativas en Educación, 2(1), 1-24. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=44720104

Colegio de Licenciados y Profesores en Letras, Filosofía, Ciencias y Artes de Costa Rica (COLYPRO). (2015). La Pedagogía y la Educación. Dos conceptos distintos. http://www.colypro.com/revista/articulo/la-pedagogia-y-la-educacion.-dos-conceptos-distintos

Consejo Nacional de Rectores (2021). Estado de la Educación. https://estadonacion.or.cr/wp-content/uploads/2021/09/resumen_ee.pdf

Fallas, I. y Trejos, I. (2013). Educación en la sociedad de la información y el conocimiento. Editorial Universidad Estatal a Distancia.

Fernández, A., Fernández, P. & Leoni, J. (2016). Perfeccionamiento lúdico de la ortografía en dispositivos móviles. Káñina, 40, 193-197. https://www.scielo.sa.cr/pdf/kan/v40s1/2215-2636-kan-40-s1-193.pdf

Ghiso, A. (2006). Prácticas generadoras de saber. Reflexiones freirianas en torno a las prácticas de sistematización. La Piragua. Revista Latinoamericana de Educación y Política, 23, 39-49. https://goo.gl/UxcaZ5

Huanqui, F. (2017). Producción de textos para mejorar la redacción y ortografía de los estudiantes del sexto grado de educación primaria de la Institución Educativa N° 40172 del Distrito de Chiguata-Arequipa. http://repositorio.unsa.edu.pe/bitstream/handle/UNSA/5974/EDMhuchf.pdf?sequence=3&isAllowed=y

Jara, O. (2020). Orientaciones teórico-prácticas para la sistematización de experiencias. http://148.202.167.116:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/3845/Orientaciones_teorico-practicas_sistematizar_experiencias.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Latorre, E., Castro, K. & Potes, I. (2019). Las TIC, las TAC y las TEP: innovación educativa en la era conceptual. http://repository.usergioarboleda.edu.co/bitstream/handle/11232/1219/TIC%20TAC%20TEP.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Ministerio de Educación Pública de Costa Rica. (2013). Programa de estudio de Español. Segundo Ciclo de la Educación General Básica. https://www.mep.go.cr/sites/default/files/programadeestudio/programas/espanol2ciclo.pdf

Ministerio de Educación Pública de Costa Rica. (2015). Fundamentación pedagógica de las Transformación Curricular: Educar para una Nueva Ciudadanía. https://www.mep.go.cr/sites/default/files/documentos/transf-curricular-v-academico-vf.pdf

Ministerio de Educación Pública de Costa Rica. (2022). Programa de Estudio Español II Ciclo de la Educación General Básica 2014. https://www.mep.go.cr/sites/default/files/programadeestudio/programas/espanol2ciclo15.pdf

Murillo, M. (2013). La ortografía española y su didáctica en la educación general básica. Revista Káñina, 37(1), 79-99. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=44249256006

Murillo, M., Ugalde, D., Barquero, K. y Bermúdez, J. (2021). Adaptación curricular y énfasis de la mediación pedagógica para la enseñanza del español en la primaria durante la pandemia. Ponencia preparada para el Octavo Informe Estado de la Educación. PEN, CONARE.

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2017). Educación. http://www.unesco.org/new/es/santiago/education/

Pinheiro, C. y Mena, P. (2014). Padres, profesores y pares: contribuciones para la autoestima y coping en los adolescentes. Anales de Psicología, 30(2), 656-666. https://dx.doi.org/10.6018/analesps.30.2.161521

Poveda, R. y Mannning, G. (2021). Las repercusiones de la huelga del 2018 y la covid-19 en la aplicación de los Programas de Estudio de Matemáticas. Ponencia preparada para el Octavo Informe Estado de la Educación. PEN, CONARE.

Vásquez, E. y León, R. (2013). Educación y Modelos Pedagógicos. http://www.boyaca.gov.co/SecEducacion/images/Educ_modelos_pedag.pdf

Villalobos, L. (2017). Enfoques y diseños de investigación social: cuantitativos, cualitativos y mixtos. EUNED.

Publicado

2023-11-24

Como Citar

Monge-Poltronieri, S., Campos-Núñez, K., Anchía-Umaña, I., Gómez-Vargas, S., & Betancur-Ceballos, M. (2023). Incorporação de tecnologias de aprendizagem e conhecimento como ferramenta didática em oficinas disruptivas para o ensino de redação e ortografia para alunos do ensino fundamental. Revista Arjé, 6(2), 1-18. https://doi.org/10.47633/arje.v6i2.649

Artigos Semelhantes

1-10 de 61

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >>