Educação a partir da Biopedagogia: o encanto de aprender para a vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47633/arje.v6i2.689

Palavras-chave:

Biopedagogia, Autopoiese, Endogénese, Cultura de Aprendizagem

Resumo

Os desafios da modernidade exigem mudanças no pensar e no agir. Do paradigma da Complexidade emerge a paixão por uma nova forma de aprender através da alegria, da ternura, do amor, da conexão com o meio ambiente e da alteridade, para que os conhecimentos adquiridos perdurem e encantem a existência daqueles que gostaram de construir saberes e sabores em suas jornadas de cultivo de si. A biopedagogia torna-se a ponte entre o saber e o prazer de aprender perpetuamente. Ela nos conecta com a formação interna, nossa endogênese, e nos tece no ambiente que devemos abraçar como parte da oportunidade de sobreviver e do prazer de aprender para a vida, busca fomentar o amor genuíno pela aprendizagem e a compreensão de como nossa história, sentimentos e ações nos revelam como seres complexos, holísticos e únicos. Este artigo tem como objetivo provocar a reflexão sobre a importância de conceber a abordagem educativa com a intenção de transcender a vida através da alegria de aprender. Defende uma pedagogia baseada na alegria e está voltada para a cidadania planetária, dirigindo-se a todo aquele que atua como mediador, facilitador, aprendiz ou leitor que deseja se apaixonar pelo seu processo de construção e perpetuá-lo em sua jornada. Esta escrita estabelece uma ligação entre a aprendizagem e a vida, sublinhando que se aprende vivendo e se vive aprendendo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Boff, L. (2001). Cuidar la tierra. Hacia una ética universal. México. Dabar.

Capra, F. (1996). La trama de la vida. Una nueva perspectiva de los sistemas vivos. Barcelona. Editorial Anagrama.

Casasola, W. (2018). Un estudio fenomenográfico sobre estrategias didácticas en docentes y habilidades metacognitivas en estudiantes en el proceso de enseñanza-aprendizaje del Instituto Tecnológico de Costa Rica. Tesis doctoral. Universidad de Baja California. [Archivo PDF] https: www. https://1library.co/document/zwvp1jgq-fenomenografico-estrategias-didacticas-habilidades-metacognitivas-estudiantes-aprendizaje-tecnologico.html

Delgado, M. (2017). Procesos de Mediación Pedagógicos en el Trabajo Cotidiano, en Educación Diversificada, Colegio Técnico Profesional de Liberia (Tesis de licenciatura) Universidad Técnica Nacional, Costa Rica [Archivo PDF] https://repositorio.utn.ac.cr/bitstream/handle/20.500.13077/73/TESIS%20MEDIACI%C3%93N%20PEDAG%C3%93GICA%20UTN%2019%20de%20enero%202017.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Gómez, J., y Escobar, M. (s.f). Neurodidáctica y Educación. Una aproximación desde las humanidades incluyendo la literatura. http://soda.ustadistancia.edu.co/enlinea/congreso/congresoedu/2%20Pedagogia%20y%20dida%B4ctica/2%2017%20Neurodidactica%20y%20educacion.pdf

Lozano, C. (2020). La emergencia de un nuevo paradigma: Del pensamiento clásico al de la complejidad. Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo. UARICHA 17, 39-48.

Mandoki, K. (2006). Estética Cotidiana y juegos de la cultura: Prosaica 1. México Archivo PDF] https://pdfcoffee.com/prosaica-1-estetica-cotidiana-y-juegos-de-la-cultura-3-pdf-free.html

Maturana, H. (1999). Transformación en la convivencia. Santiago de Chile: Dolmen. https://es.scribd.com/document/410763343/transformacio-n-en-la-convivencia-pdf

Morin, E. (2003). El Método. La Humanidad de la Humanidad. La identidad humana. España: Cátedra.

Morin, E. (1999). Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Francia: UNESCO.

Rojas, G. (2014). El Fluir de la Ternura… (En los procesos de coaprendiencia: sentir y amar la vida desde el Ser). [Tesis doctoral], Universidad De La Salle, Costa Rica.

Rotger, M. (2017). Neurociencias y Neuroaprendizaje: las emociones y el aprendizaje, nivelar estados emocionales y crear un aula con cerebro. Córdoba. Editorial Brujas.

Sierra, S. (2019). El sentido de la mediación pedagógica y tecnológica en relación con la formación ciudadana, en docentes del nivel de educación básica secundaria en la ciudad de Medellín. [Tesis doctoral], Universidad Nacional de la Plata, Buenos Aires [Archivo PDF] http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/77573/Documento_completo.pdf-PDFA.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Souza, D. (2017). El cerebro reconectado. https://issuu.com/sergiocristerna/docs/neurociencia_educativa_mente__cereb

Publicado

2023-12-20

Como Citar

Flores Vindas, K. (2023). Educação a partir da Biopedagogia: o encanto de aprender para a vida. Revista Arjé, 6(2), 1-16. https://doi.org/10.47633/arje.v6i2.689

Artigos Semelhantes

81-90 de 182

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>